terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Obesidade...

SPIN & SPRINT ®



Indoor cycling newsletter #15 Maio 2008


Caro(a) Amigo(a),
Adepto(a), amante, participante de Indoor Cycling
Bem-vindo(a) à edição de Maio 2008! Eis a compilação de Indoor Cycling Português.


Aconselhamento Alimentar – Obesidade...


Segundo um estudo realizado em 2004, pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), 58,6% dos portugueses do sexo masculino e 46,5% das portuguesas encontram-se em situação de excesso de peso e obesidade. Enquanto as estimativas europeias apontam para 11 milhões de super-obesos (o que equivale a um índice de massa corporal igual ou superior a 40).


A má notícia é que à medida que o peso aumenta, eleva-se a incidência de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, dislipidémia, algumas doenças respiratórias, artrite, gota, neoplasias do cólon, entre outras.


No entanto, ainda há quem não reconheça a obesidade como doença crónica: a avaliar pelos dados do 4.º Inquérito Nacional de Saúde – 2005/2006, realizado pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge, são apenas 3,9% aqueles que estão a par da gravidade da “epidemia do século XXI”, como é considerada pela Organização Mundial de Saúde.


Quem deve fazer rastreio?
Todos os individuos...Devem avaliar o IMC (Índice de massa corporal), perímetro Abdominal e da Cintura, e % de massa gorda.

Frequência?
Contínua...


Falsos magros?Avalie a massa gorda. Uma pessoa pode estar dentro do IMC normal, mas ter excesso de gordura e esta desencadear doenças.


Categorias do IMC
<18,5 Baixo peso
18,5 – 24,9 Peso Normal
25 – 29,9 Excesso de peso
>30 Obesidade


O objectivo é manter o IMC entre 18,5 e 25. Mesmo para quem se encontra dentro destes parãmetros, aconselha-se que faça um teste de avaliação da composição corporal para despite de situações de “falsos magros”. Acima deste valor, deverá adoptar um estilo de vida saudável, recorrendo ao exercício físico dirigido e alterar os seus hábitos alimentares.


Os alimentos ricos em quercetina (que se encontra nas maçãs, cebolas, chá e vinho tinto), podem ajudar a prevenir inflamações crónicas, responsáveis por doenças cardiovasculares, porque os metabolitos continuam a ter efeito nas células dos vaos sanguíneos(Institute of Food Research)


A chave para nos alimentarmos correctamente é variedade, moderação, e evolução. Uma dieta equilibrada é uma dieta com grande variedade de cores, texturas, sabores e aromas, em que cada alimento fornece diferentes nutrientes essencias ao organismo humano.


Coma para viver!!!


Alimentação, Nutricão e Saúde...


Ter vida longa e saudável não é nenhum mistério e está ao alcance de qualquer pessoa disposta a seguir uma dieta equilibrada, fazer exercício físico regular, evitar o stress e usar antioxidantes eficazes.


Na vida moderna são adquiridos diversos hábitos que contribuem para o envelhecimento precoce: uma alimentação rica em radicais livres, em gordura saturada, excesso de bebida alcoólica, fumo, excesso de sol e muito stress.


Uma vida saudável deve sempre combinar micronutrientes com uma dieta à base de vegetais, frutas e proteínas. “ Quanto mais próximo você estiver da natureza, melhor você vai se sentir...


Evite margarina e gordura hidrogenada, que obstruem as artérias. O ideal é que se coma muito peixe. A carne vermelha em quantidade moderada, diferente do que muitos pensam, não é prejudicial. As frutas e legumes devem ser limpos e, se possível, lavados com água filtrada.


Melhore já a sua qualidade de vida...


Power Plate Training
www.livingfitness.pt
www.powerplate.com


Aconselhamento Alimentar


Se pretender aumentar os seus conhecimentos sobre nutrição e sobre os alimentos, bem como controlar, reduzir ou aumentar de peso corporal, não perca esta oportunidade. Envie-nos as suas questões para apreciação e futura resposta pelo nosso Nutrition Advisor.


Alteração do estilo de vida


Apesar do crescente número de pessoas a fazer dieta, a população mundial está cada vez mais obesa. Este facto leva a comunidade científica a reflectir sobre o que está a falhar na abordagem este problema.


Uma vez que os programas tradicionais de emagrecimento são pouco eficientes a longo prazo, a melhoria do peso deve deixar de ser o principal foco dos programas de emagrecimento. Muitos dos problemas de saúde associados à obesidade podem ser atenuados por meio da actividade física e melhoria dos hábitos alimentares, independentemente de haver perda de peso.


Evidências epidemiológicas sugerem que, comparativamente com perdas de peso intencionais, aumentar a actividade física, independentemente do peso corporal ou alterações no peso corporal, estão associado a uma maior redução de todas as causas das taxas de mortalidade.


Tendo em conta os potenciais riscos associados a dietas restritivas e a flutuações dietéticas, a saúde pública poderá estar melhor servida se colocar uma maior ênfase na mudança de estilo de vida e menor importância na perda de peso.

Suplementos Alimentares

Fórmula Estimulante Metabólica
Contém as plantas termogénicas mais investigadas e seguras para controlar o peso e, simultaneamente, reduzir a gordura corporal. A associação Chá Verde-Citrus Aurantium, está cientificamente provada para estinular o metabolismo e controlar o apetite; a Erva Mate é uma planta fortemente energética que potencia o efeito do Chá Verde.


Até breve!!!
spinandsprint@gmail.com