terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Dieta & Performance...

SPIN & SPRINT ®



Indoor cycling newsletter #19 Setembro 2008


Caro(a) Amigo(a),
Adepto(a), amante, participante de Indoor Cycling
Bem-vindo(a) à edição de Setembro 2008! Eis a compilação de Indoor Cycling Português.


A Importância de uma Dieta Saudável na Performance Física...


Bem-vindo(a) a mais uma época desportiva...


Quase todos sabemos como comer de forma saudável. Uma dieta moderada de fruta, vegetais e outros alimentos naturais são a chave para uma boa saúde. Ainda assim, milhões de consumidores mal informados têm excesso de peso, fadiga e stress devido a escolhas pouco saudáveis no que respeita à sua dieta.


Muitas pessoas não conseguem estabelecer uma distinção entre saúde e forma física, exercitando-se diligentemente para em seguida alimentar os seus corpos com uma nutrição medíocre. A forma física é apenas a capacidade de executar uma actividade particular, como uma exigente sessão de Indoor Cycling. A saúde implica uma condição geral de bem estar, que inclui uma dieta nutritiva e um programa de treino físico sensato.


O ritmo acelerado da vida moderna interfere com uma dieta equilibrada. A tentação de comer rápido e barato é extremamente forte. Assim à medida que os consumidores vão sofrendo as consequências de hábitos dietéticos preguiçosos e pouco saudáveis, vão igualmente recorrendo a rápidas “soluções” sob a forma de dietas regimentadas e caloricamente restritivas.


As dietas não resultam por diversas razões. Algumas das principais são a inconveniência de comer refeições pouco práticas e altamente regimentadas, privando-se de alimentos que você naturalmente deseja, ou restringindo perigosamente a ingestão calórica, o que reduz o seu metabolismo e inibe a metabolização de gorduras. Estas e outras tácticas levam-no a alterar drasticamente o seu estilo de vida comprometendo as hipóteses realistas de sucesso a longo prazo.


A saúde e a forma física requerem um compromisso para eliminar maus hábitos e estabelecer outros mais saudáveis, numa mudança que afectará toda a sua vida. O retorno será sempre imediato na medida em que cada dia de boas práticas corresponde a uma melhor sensação geral e a um melhor funcionamento do seu corpo.


A melhor forma de comer uma dieta saudável é passar a estar em profunda sintonia com o seu apetite natural. Todos nós possuímos um sentido inato dos tipos de alimentos e das quantidades de que necessitamos para nos alimentarmos devidamente, no entanto decidimos ignorá-lo com frequência por razões emocionais e ambientais.


Quando comemos alimentos saudáveis e naturais sentimo-nos fisicamente mais energéticos e vitais do que quando nos deleitamos com “junk food”. Quando restringimos artificialmente a nossa ingestão de calorias, perturbamos o centro do mecanismo de apetite no nosso cérebro, o que conduz a manias e obsessões pouco saudáveis com comida.


Alimentos a evitar
Enquanto praticante de Exercício Físico regular, você possui um estilo de vida activo que requer um nível de energia extremamente elevado. Desta forma é importante evitar tipos de alimentos que possam inibir o desempenho e a recuperação física. A primeira categoria de alimentos a evitar são os hidratos de carbono refinados como os açucares simples (refrigerantes, sumos de fruta processados, doces, sobremesas, grande número de barras energéticas) e produtos à base de farinhas brancas (massa, pão branco, arroz branco, grande número de produtos empacotados). O consumo excessivo de açucares simples pode inibir o metabolismo das gorduras, provocar flutuações de açucar no sangue, provocar stress das glândulas adrenais além de não possuírem qualquer valor nutritivo.


A segunda categoria são as gorduras hidrogenadas, que são utilizadas em muitos alimentos processados e empacotados. Como exemplos teremos as margarinas, biscoitos, doces, crackers, bolos e alimentos fritos. Estes alimentos inibem a função do sistema aeróbico e são uma causa primária de cancros e de doenças cardíacas relacionadas com a dieta.


O uso de cafeína deve ser minimizado ou evitado devido ao efeito nocivo que produz sobre a glândulas adrenais. A cafeína é um poderoso estimulante artificial que gasta as reservas naturais de energia do seu corpo, causando um obstáculo á sua capacidade para lidar com o stress e a acumulação de fadiga. Além de que o efeito diurético da cafeína pode provocar desidratação, e os alcalóides presentes podem impedir uma digestão eficaz.


Agradecimentos...
ACADEMIA DE DANÇA
Professora Paula Manso
Sobralinho/Alverca SFRA
Sede: Rua Amâncio Aleixo da Silva
Nº6 Loja Direita
2615 – 751 Sobralinho
Telefone 965 542 371
acadpaulamanso@gmail.com
www.sfra.pt

Até breve!!!


Boa época 2008/2009!!!


Bons treinos!!!


Emoções saudáveis!!!