segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Concentração e respiração...

SPIN & SPRINT ®



Indoor cycling newsletter #13 Março 2008


Caro(a) Amigo(a),
Adepto(a), amante, participante de Indoor Cycling
Bem-vindo(a) à edição de Março 2008! Eis a compilação de Indoor Cycling Português.


Concentração e Respiração Corpo & Mente...


Numa aula de Indoor Cycling, geralmente precisa-se muita coordenação, mas a concentração corpo/mente é ignorada. Sendo o Indoor Cycling feito num único espaço com características muito realistas e precisas, permite-lhe concentrar-se no seu corpo e mente ao mesmo tempo. Além disso esta aula permite-lhe a sua própria execução e escolha das técnicas a utilizar dadas as circunstâncias do terreno.


A aula de Indoor Cycling tem um efeito relaxante sobre os alunos após a sua prática, desperta uma energia vibrante dentro do grupo, levando esta energia com eles quando deixam a aula, pois a intensidade do trabalho, da força desenvolvida, leva á liberdade de construir o seu próprio percurso. Muitos consideram a aula como uma fantasia.


Respiração Corpo/Mente


Você gostaria de treinar com mais eficiência e satisfação?Então pense um pouco na sua respiração durante a sessão de Indoor Cycling!


Existem dois tipos de respiração: A Peitoral e a Diafragmática ou Abdominal.


A respiração Diafragmática é a mais significativa e eficiente das duas. O diafrágma é um músculo com a forma de um pára-quedas recto no fundo do pulmão. Assim que se respira, o diafrágma contrai-se, direcionando o ar para dentro dos pulmões. Esta acção é muito importante, de empurrar o ar para os lóbulos inferiores. O sangue mandado para estes lóbulos dependem da gravidade, então quando estamos de pé, existe mais sangue disponível para a troca gasosa na parte inferior dos pulmões. É por isto que a respiração diafragmática é tão importante, pois direciona mais oxigénio para a região inferior dos mesmos e é tão essencial para uma respiração feita durante o exercício.


A maioria das pessoas respiram principalmente pelo peito expandindo e levantando a caixa toráxica com os músculos intercostais. Esra respiração é mais difícil que a diafragmática e requer uma maior frequência cardíaca. A respiração enche as porções médias e superiores do pulmão mas não alcança com eficiência as inferiores. Para executar a respiração inferior, o abdominal não deve estar contraído ou mantido tenso. Durante a inspiração a parte inferior toráxica expande-se assim como o Abdominal. Na respiração os pulmões contraem-se e o abdominal contrai-se naturalmente.


Durante uma aula devemos manter o abdominal para dentro mantendo-os contraidos, para atingir-mos uma boa performance na respiração.


Para sair de uma respiração ineficiente feita pela boca para uma eficiente feita pelo nariz, necessita começar a treinar esta técnica, até conseguir executar correctamente pelo nariz. Assim que fizer estes ajustes, a intensidade vai diminuir dramáticamente, desta forma irá verificar que antes não inspirava ar suficiente para os pulmões, com a prática vai sentir que estará substituindo a quantidade pela qualidade. Dê a si mesmo algumas semanas desta prática de respiração feita pelo nariz e verá que a frequência cardíaca irá diminuir sem sacrificar a intensidade na aula.


Boas Pedaladas!!!


Alimentação, Nutricão e Saúde...
Roda vs Pirâmide


Criada nos anos 70 no âmbito de uma campanha que visava incutir novos hábitos na dieta dos portugueses, o conceito de roda dos alimentos institui uma nova forma de pensar a alimentação. A forma circular, a lembrar um prato, dividia os alimentos em cinco grupos distintos, dispondo-os de acordo com a proporção tida, à época, como ideal. Mais tarde, a acusar a evolução da nutrição enquanto ciência, a roda passou a apresentar sete grupos, resultado do reagrupamento de alguns tipos de alimentos e da introdução da água como elemento central.


A representação gráfica da pirâmide foi introduzida em 1992 pelo Departamento de Agricultura Americano e assemelha-se à roda, em termos de recomendações. No entanto, por estar associada a uma noção de hierarquia e por orientar o olhar em direcção ao topo e não á base – supostamente a área mais importante da pirâmide – a sua escolha não foi pacífica. Em 2003, Walter Willet e Meir Stampfer, professores de epidemiologia e nutrição na Universidade de Harvard, propõem uma nova pirâmide alimentar, que difere consideravelmente da pirâmide de 92 e, sobretudo, da roda, ao nível dos vários grupos de alimentos


Power Plate Training
www.livingfitness.pt
www.powerplate.com


Aconselhamento Alimentar


Se pretender aumentar os seus conhecimentos sobre nutrição e sobre os alimentos, bem como controlar, reduzir ou aumentar de peso corporal, não perca esta oportunidade. Envie-nos as suas questões para apreciação e futura resposta pelo nosso Nutrition Advisor.


Pontos chave numa dieta de emagrecimento...


Qualidade – os princípios de uma alimentação saudável devem ser mantidos, quaisquer que sejam os objectivos de um indivíduo. Desta forma, uma dieta de emagrecimento deve integrar o tipo de alimentos recomendados num padrão de alimentação saudável. O que deve ser manipulado é a quantidade e não a qualidade dos alimentos integrados na dieta.


Quantidade – dieta hipocalórica (défice de 500 a 1000Kcal) e no mínimo 1200Kcal/dia; Consumo percentual de hidratos de carbono, 35 a 50% do valor calórico total(VCT); Proteína 25 a 35% do VCT; Gordura 25 a 35% do VCT.


SUPLEMENTOS


Reduzem gasto com a saúde...


O consumo de suplementos dietéticos apropriados poderá representar uma poupança em custos de saúde de até 24 milhões de dólares em cinco anos.


A conclusão foi retirada pela Dietary Education Alliance, uma agência que analisa o mercado de produtos dietéticos nos EUA. Este relatório menciona que a combinação do cálcio e de vitamina D poderá evitar cerca de 776 mil hospitalizações até 2012. No mesmo período, a suplementação de grávidas com 400mcg ácido fólico poderá evitar o nascimento de 600 bebés com defeito no tubo neural, ao passo que a acção do Ómega 3 poder-se-á fazer sentir na prevenção de doenças cardiovasculares.


Até breve!!!


spinandsprint@gmail.com