segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

As fases de uma sessão de Indoor Cycling...

SPIN & SPRINT®



Indoor cycling newsletter #8 / Outubro 2007


Caro(a) Amigo(a),
Adepto(a), amante, participante de Indoor Cycling
Bem-vindo(a) à newsletter mensal da Spin & Sprint! Eis a compilação do Indoor Cycling.


“...Nas minhas relações com as pessoas descobri que não ajuda, a longo prazo, agir como se eu não fosse quem sou...descobri que sou mais eficaz quando me posso ouvir a mim mesmo aceitando-me, e quando posso ser eu mesmo...”
Carl R. Rogers


Fases de uma sessão de Indoor Cycling...


Para que uma sessão de indoor cycling seja realmente eficaz e segura, na sua estrutura, deverão ser sempre incluídas as seguintes fases: 1ª Fase – Aquecimento; 2ª Fase – Desenvolvimento das resistências cardiorespiratória e muscular; 3ª Fase – Retorno à calma; 4ª Alongamentos.


1ª Fase – Aquecimento
Como qualquer actividade física, também o indoor cycling deve ser iniciado pelo aquecimento. Esta fase da sessão deve ter uma duração mínima de 5 minutos a 10 minutos, com o objectivo de activar e preparar o organismo física e psicologicamente para intensidades de esforço mais elevadas a atingir na fase principal da sessão, através de um aumento da frequência cardíaca, do fluxo sanguíneo e da temperatura corporal e preparando os princípais grupos musculares e articulações envolvidas nas técnicas a realizar.


2ª Fase – Desenvolvimento
A duração desta fase em média ronda os 35 minutos, mas poderá atingir os 45 minutos em caso de aulas de Alto Rendimento, durante as quais poderão ser utilizadas todas as técnicas anteriormente descritas na newsletters nº6 e 7, tendo em conta o perfil dos participantes e os seus objectivos.


As técnicas selecionadas de acordo com o ritmo e estrutura da música, leverão a que os participantes pedalem a cadências várias. As diferentes velocidades (cadências) permitirão alternar altas e baixas intensidades de esforço em conjugação com a variação da tensão aplicada na roda, proporcionando aos participantes a execução das técnicas de forma segura e motivante e garantindo os tão desejados benefícios físicos e psíquicos.


3ª Fase – Retorno à calma
Esta fase deve ter no máximo 5 minutos de duração. Pois, torna-se notório que a partir dos 3 a 4 minutos do retorno à calma os participantes entram em aborrecimento, especialmente se a música não fôr agradável.


Após uma fase tão estimulante como a fase principal, o objectivo do retorno à calma é normalizar fisiológicamente e psicologicamente o organismo.


4ª Fase – Alongamentos
Tendo em consideração que o principal objectivo do alongamento muscular é o de afastar as extremidades
musculares encurtadas através do exercício físico, pretende-se proprocionar aos grupos musculares mais solicitados durante a sessão de indoor cycling, um regresso o mais aproximado possível à condição em que se encontravam antes do início da sessão. Assim, em especial, os glúteos, os quadricípetes, os ísqueo-tibiais, os gémeos, os deltóides e os músculos da zona cervical e lombar, deverão ser alongados de forma activa e estática no final de cada sessão.


Boas Pedaladas!!!