segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A hidratação no Indoor Cycling...

SPIN & SPRINT ®



Indoor cycling newsletter #9 Novembro 2007

Caro(a) Amigo(a),
Adepto(a), amante, participante de Indoor Cycling
Bem-vindo(a) à newsletter mensal da Spin & Sprint! Eis a compilação de Indoor Cycling Português.


“...A solidão é a marca dos grandes viajantes, dos obstinados, a doença da lucidez. A solidão é o primeiro e o último desafio do homem e começa sempre, sempre, por um referente físico, que funciona como um limite...Estamos sós, irremediavelmente sós...”
Miguel Sousa Tavares


A hidratação no indoor cycling


A prática do indoor cycling aumenta muito a necessidade de ingestão de líquidos, em especial, água.
Para o participante de indoor cycling controlar os seus níveis de hidratação, nunca deve ter sede, aproveitando as transições entre faixas musicais ou pausas específicas para o efeito, mas também fazendo as suas próprias pausas e beber sempre que desejar. Pois, este é um sintoma que surge mais tarde, quando já existe necessidade de líquidos no organismo. No final da sessão, assim como ao longo do dia a urina deverá ser clara e abundante. Por último, se possível seria importante controlar o peso corporal antes e após de cada sessão, para recuperar o mais rapidamente possível o peso perdido através da ingestão de líquidos.


Fica claro que a deficiente ingestão de líquidos é prejudicial à saúde em geral e condiciona negativamente a qualidade da actividade física, seja por via desidratação aguda (após a sessão) quer pela desidratação crónica (ao longo de dias ou semanas). Neste último caso, o organismo vê-se sistematicamente obrigado a recorrer a pequenas quantidades de água que se encontram no interior das células (em particular nos músculos) para compensar o défice daquele líquido no sangue. Este processo pode não ser suficiente para desencadear os mecanismos da sede. No entanto, de forma cumulativa, os músculos, tendões e ligamntos perdem as suas características.


Um participante de indoor cycling com hidratação deficitária, para além de atingir menor desempenho físico (fadiga precoce, menor capacidade aeróbia, maior frequência cardíaca, menores níveis de concentração, menor efeito de treino) pode correr diversos e sérios riscos de saúde (caimbras, colapso circulatório, insolação, golpe de calor, ruturas musculares, tendinites crónicas).


Alguns participantes colocam frequentemente a questão “o que beber durante a sessão de indoor cycling?”. Se a duração da sessão fôr inferior a uma hora, a água pura é suficiente. Contudo, se a duração da sessão fôr superior a uma hora, é aconselhável a ingestão de água com hidratos de carbono de absorção rápida e electrólitos, para prevenir o aparecimento de fadiga.


Após o final da sessão, e enquanto não chega a hora da refeição, é aconselhável beber uma bebida que, por um lado, reponha os electrólitos perdidos no suor e, simultaneamente, forneça alguma energia ao organismo, promevendo a sua recuperação após o esforço.


Boas Pedaladas!!!


Alimentação, Nutricão e Saúde...


O Homem tem de comer para viver! Esta é uma verdade simples e absoluta! Precisamos de alimentos (nutrientes) para pensarmos, efectuar um movimento, respirar, promover a circulação sanguínea, etc, etc... Contudo, a comida também é determinante para que possamos viver muitos anos e com saúde. Fazendo opções correctas, podemos evitar a maioria dos problemas que consideramos inerentes à velhice. Com uma dieta saudável, exercício físico e sem tabaco, pode-se eliminar até 80% das doenças cardíacas e a maioria dos cancros, segundo investigadores da Universidade de Harvard. Também as cataratas, diabetes, problemas osteo-articulares, e até, malformações no feto podem ser evitadas pela dieta saudável.


Actualmente, quem não ouviu já falar nas gorduras trans? Nos índices glicémicos? Na gordura saturada? No colesterol? No cálcio, ácido fólico, vitaminas C, E e D?


Até à data foram publicados inúmeros trabalhos, em importantes revistas científicas, bem demonstrativos sobre a importância que a alimentação pode ter no aparecimento ou na prevenção de inúmeras doenças crónicas.


Power Plate Training
Treino por Acelaração


A Power Plate produz vibrações mecânicas, a vibração é transferida através do corpo e, inicíam-se uma série de reacções fisiológicas a diferentes níveis (aumento da taxa metabólica, aumento da força muscular, combate a celulite, alívio da dor, aumento da flexibilidade, activação da circulação, melhoria da coordenação e aumento da densidade óssea).


A Power Plate produz vibrações que se sitúam entre os 30 e os 50 Hz, claramente fora do intervalo de frequência do corpo humano (5-15 Hz).


A Power Plate gera um alongamento contínuo especial denominado Reflexo de Vibração Acentuado em todos os músculos envolvidos. Activa 95 a 97% das fibras musculares. Vibra 30 a 50 vezes por segundo, estas contrações musculares involuntárias ocorrem à mesma velocidade.


Durante vários anos temos tentado ficar mais fortes e saudáveis através do treino com pesos. Mas agora existe a Power Plate, onde se altera o factor acelaração em vez do peso, resultando em muito menos tensão sobre os ligamentos e o sistema músculo-esquelético e eliminando as sessões de treino longas e exaustivas.


Se pretender saber mais sobre este método de treino, não hesite, contacte a Master Trainer Sheila Ranchhod.
sheilaranchhod@livingfitness.pt
www.livingfitness.pt
www.powerpalte.com
Sucesso em apenas 15 minutos.
Apenas 15 minutos 3 vezes por semana são suficiente para atingir melhorias significativas.


Nutrition Advisor


Se pretender aumentar os seus conhecimentos sobre nutrição e sobre os alimentos, bem como controlar, reduzir ou aumentar de peso corporal, não perca esta oportunidade de receber em sua casa ou no seu trabalho um técnico de Aconselhamento Alimentar, basta fazer o seu pedido via e-mail, para o nosso e-mail, com o seu nome e contacto...Obrigado...


Controlo de Peso...


Por que é que, apesar do ênfase dado aos riscos de saúde associados à obesidade e à existência de um cem número de tratamentos, é tão difícil ser-se bem sucedido na perda e manutenção de peso?


A resposta é simples: a maioria dos tratamentos para a obesidade dizem às pessoas o que devem fazer, mas não como mudar o seu comportamento/estilo de vida. Para além disto, muitas pessoas que tentam perder peso prendem-se a aspectos específicos, tais como, dieta ou exercício, suplementos ou medicamentos. No entanto, o aumento de peso é uma consequência de um conjunto de factores ambientais, biológicos e comportamentais...


Até breve!!!