segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A música e o ritmo no Indoor Cycling...

SPIN & SPRINT ®



Indoor cycling newsletter #10 Dezembro 2007


Caro(a) Amigo(a),
Adepto(a), amante, participante de Indoor Cycling
Bem-vindo(a) à newsletter mensal da Spin & Sprint! Eis a compilação de Indoor Cycling Português.


“...As ideias flutuam em teu redor, mas muitas vezes não as queres ver. Quando procuras inspiração, o que procuras são ideias. Quando rezas pedindo orientação, pedes ideias que te indiquem o caminho. Aí sim, tens de prestar atenção, porque a ti cabe pôr as ideias a funcionar...”
Fernão Capelo Gaivota


A música e o ritmo no indoor cycling...


A música não se limita apenas aos aspectos técnicos. É também, e antes de tudo, uma fonte de prazer, inúmeras vezes procurada pelos participantes nas actividades de grupo que utilizam este recurso, constituindo-se como um forte aliado da actividade física para tornar mais eficaz o processo de treino.

No âmbito das actividades físicas de grupo, no qual se inclui o indoor cycling, a música tem desempenhado um papel fundamental ao favorecer a aprendizagem, ao nível da componente rítmica, ao estimular a motivação, melhorando os níveis de atenção e ao determinar a intensidade do exercício, através da sua velocidade de execução.


O ritmo é uma das capacidades psicomotoras que caracteriza o ser humano e pode manifestar-se de diferentes formas, bem como ser alvo de aperfeiçoamento através de processos de treino. Numa fase mais avançada, o ritmo passará a fazer parte dos automatismos do indivíduo, ou seja, a necessidade de nos concentramos sobre este aspecto diminui consideralvelmente e a sensibilidade e a facilidade em seguir o ritmo de um dado estímulo é maior.


A música está sempre presente durante todo o processo de ensino-aprendizagem nas actividades de grupo da área do fitness, atraindo a atenção daqueles que procuram relaxar, melhorar a sua imagem corporal e a condição física, constituindo-se não só como factor de motivação e incentivo fundamental para todos os participantes, mas também como um excelente recurso didáctico para determinar o ritmo de execução das técnicas selecionadas.


Na área do fitness, a música é utilizada para: determinar a velocidade dos movimentos, neste caso, a r.p.m.; impor o ritmo da sessão; motivar os participantes; orientar o instrutor na duração de cada técnica ou sequência de técnicas.


No indoor cycling, quando a música começa e as instruções do instrutor são seguidas é possível observar os participantes a experimentarem sensações agradáveis como se realmente estivessem a pedalar no campo, a subir a montanha mais íngreme ou a ultrapassar obstáculos que vão surgindo no percurso através do recurso à visualização.


Através combinação de sons proporcionados pela música poderão ser suscitadas diferentes emoções, de tal forma que o elemento musical tem aproximado cada vez mais participantes em relação ao fitness em particular e para a actividade física em geral.


Quando a música que se ouve durante uma sessão de indoor cycling é agradável, a concentração aumenta, permitindo continuar a actividade por mais tempo, mesmo com a acumulação de alguma fadiga, mas sem que se instale monotonia, provacada pelo exercício cíclico e repetitivo.


Conjugando a utilização de música agradável com a criatividade do instrutor, as sessões de indoor cycling deverão proporcionar momentos de grande empenho e motivação, cujo produto final deverá ser alcançar dos objectivos definidos para cada um dos participantes.


Boas Pedaladas!!!


Alimentação, Nutricão e Saúde...


Comer bem passa por fazermos uma alimentação variada, equilibrada, com alterações progressivas e não concentrarmo-nos somente nos alimentos que mais gostamos e que nos sabem melhor, ou até, que mais publicidade têm, ou fazer mudanças bruscas no que se come. A chave para nos alimentarmos correctamente é variedade, moderação, evolução e não revolução.


Que não haja confusões, dieta equilibrada não significa dieta de doentes, monótona e que nos obriga a enormes privações, muito pelo contrário, é uma dieta com grande variedade de cores, texturas, sabores e aromas, em cada alimento fornece diferentes nutrientes essenciais ao organismo humano. Ao invés, a dieta fas-food, essa sim, é monótona, desprovida de nutrientes vitais para a saúde humana e rica em calorias, gordura saturada e trans, açucar, aditivos químicos, sal, etc, etc...


Power Plate Training
História & Desenvolvimento


A utilização da vibração não é uma novidade tecnológica dos tempos modernos. Na antiga Grécia já era utilizada para acelarar a recuperação de lesões através de um artefacto que consistia numa banda de tecido envolvendo o membro lesionado numa ponta, e na outra ligada a uma lâmina metálica flexível que provocava a vibração (mas apenas numa única direcção).


No final do século XIX,o médico John Harvey Kellogg, o cientista alemão W. Biermann, o cientista russo na década de 60 Vladimir Nazarov, foram os investigadores pioneiros na utilização da vibração com fins terapêuticos.


Em 1999 Gus Van de Meer, um dos treinadores da equipa olímpica holandesa começou a utilizar a vibração para treinar pessoas saudáveis e descondicionadas, desenvolveu a Power Plate e criou programas de treino que fossem de encontro às necessidades dos sectores da Saúde e da Condição Física.

Se pretender saber mais sobre este método de treino, não hesite, contacte a Master Trainer Sheila Ranchhod.
sheilaranchhod@livingfitness.pt
www.livingfitness.pt
www.powerplate.com
Sucesso em apenas 15 minutos.
Apenas 15 minutos 3 vezes por semana são suficiente para atingir melhorias significativas.


Nutrition Advisor


Se pretender aumentar os seus conhecimentos sobre nutrição e sobre os alimentos, bem como controlar, reduzir ou aumentar de peso corporal, não perca esta oportunidade de receber em sua casa ou no seu trabalho um técnico de Aconselhamento Alimentar, basta fazer o seu pedido via e-mail, para o nosso e-mail, com o seu nome e contacto...Obrigado...


Controlo de Peso...


De uma forma geral, perdas graduais de peso favorecem a redução de depósitos de gordura, limitando a perda de tecidos proteicos vitais e evitando o declínio brusco do metabolismo basal, que surge na rápida redução de peso. O desejável é a perda de 0,6-1 Kg/Semana.


Até breve!!!


Boas Festas!!!