domingo, 20 de dezembro de 2009

História do Indoor Cycling...

SPIN & SPRINT®



Indoor cycling newsletter #2 / Abril 2007


Caro(a) Amigo(a),


Adepto(a), amante, participante de Indoor Cycling

Bem-vindo(a) à newsletter mensal da Spin & Sprint!Eis a compilação do Indoor Cycling. Caso pretenda consultoria técnica basta enviar as suas questões.

Liberdade


“Há sempre uma razão para viver.


Podemos elevar-nos acima da nossa ignorância,


Podemos olhar o nosso reflexo como o de criaturas


Feitas de refeição, inteligência e talento.


Podemos ser livres!


Podemos aprender a voar!”


Fernão Capelo Gaivota


História do indoor cycling


Johnny G.!


Johnathan Goldberg, de seu verdadeiro nome, emigrante nos E.U.A., originário da África do Sul, foi a personagem histórica que deu origem a esta actividade de grupo eficaz e desafiante. Como boa parte das criações do ser humano, também esta se encontra relacionada com o suprimento de uma necessidade. Se bem que numa primeira fase não passou disso mesmo, posteriormente, potenciaram-se as características do indoor cycling, contando com o precioso contributo de uma aguçada perspectiva comercial.


Johnny G. Desde cedo adquiriu o gosto pelas bibicletas e, consequentemente, pelo ciclismo de estrada, de tal forma que ao pretender preparar uma competição de longa distância nos E.U.A.(Race Across America) durante o inverno rigoroso (neve, chuva e muito frio) e simultaneamente para estar próximo da sua família, viu-se privado de realizar treinos no exterior. Nessa fase da sua preparação teve a brilhante ideia de construir uma bicicleta estacionária com a mesma geometria da sua bicicleta de estrada, com o objectivo de dar continuidade à sua preparação física específica na garagem da sua casa. Provavelmente, na procura de transformar as suas sessões de treino numa actividade menos monótona e mais participada, decidiu convidar uns amigos, para os quais foram construídas umas quantas réplicas da sua bicicleta estacionária, para que estes o acompanhassem durante as sessões de treino num ambiente ritmado pelo som de música agradável.


Estes foram os engredientes de base para que nescesse a actividade de indoor cycling.


Falta ainda referir um outro ingrediente. Johnny G. Pensou que se aquela actividade tinha resultado com ele e com o grupo que o acompanhava, então, se partilhasse a sua experiência com mais pessoas, também poderia resultar com as mesmas. E, em 1994 Johnathan Goldberg and John Baudhuin criaram a Mad Dogg Athletics, (inc MDA) com o objective de promover o Spinning em todo o mundo.


Daí em diante, a divulgação do programa de indoor cycling (Spinning®) criado por Johnny G. bem como a bicicleta estacionária (Spinner®) para realizar esta actividade expandiu-se de forma espantosa e com enorme sucesso por todo o mundo. Para este sucesso muito contribuiu uma antiga e conceituada marca de bicicletas americana (Schwinn®) que ao associar-se a Johnny G. e ao seu programa de indoor cycling, transformou uma simples necessidade de um ciclista de estrada num lucrativo negócio.


Para além destes factos históricos e independentemente dos programas ou métodos das marcas ou modelos de bicicletas de indoor cycling existentes actualmente, cada instrutor deve focalizar a sua atenção em proporcionar sessões seguras, motivantes e estimulantes física e psicologicamente para que cada um dos participantes nas sessões atinja os objectivos pretendidos e divirta-se imenso.










Boas pedaladas!!!