segunda-feira, 12 de junho de 2017

Weightlifting...Comecei aos 40...


Movimentos Olímpicos...
Levantamento de Peso Olímpico...
Halterofilismo...

Uma semana antes dos ditos "entas" iniciei o meu novo treino de movimentos olímpicos com acompanhamento técnico nacional de exigente qualidade técnica.

Depois de um ano de procura, onde treinar, onde ter a melhor base de iniciação, de experimentar diferentes abordagens técnicas, de procurar formação técnica especializada, de ter um orientador pedagógico que me mostrou que é possível apreender tecnicamente em fase adulta, lá decidi fazer uns pequenos quilómetros da capital, a 20 minutos de casa num centro de treino muito referenciado por outros treinadores e atletas com quem tive a oportunidade de me cruzar nesta busca do meu novo desporto de "adulto".

Primeiro dia, muitas perguntas, muita preocupação em saber, como cheguei ali, como tive conhecimento, o que procurava, se era só para treinar ou algo mais??? Fui colocado numa plataforma individual de halterofilismo lado a lado com outro atleta avançado, primeira pergunta minha interna, conseguirei chegar ali?

Lá iniciou o treino, foram 2 horas sempre com uma preocupação técnica milimétrica , exigência pela sincronização mental e física na execução das diferentes fases do movimento, mas sempre com alguma reserva o treinador, será que é mais um que vou investir e me vai desaparecer? Fiz o meu melhor, seguindo sempre as diretrizes do treinador, senti no corpo as minhas restrições de vários anos de movimentos pouco amplos e uma ausência de trabalho regular de flexibilidade e mobilidade.

No dia do meu aniversário, uma semana depois do meu primeiro treino de iniciação com o treinador, o treinador felicitou-me pelo aniversário e deu-me a mesma exigência técnica que a qualquer outro atleta que estava a treinar nas plataformas, seguindo sempre as diretrizes de aprendizagem de iniciação à modalidade. Nesse dia cheguei ao clube mais cedo para fazer o meu aquecimento e trabalho de mobilidade e flexibilidade, à hora demos inicio a mais um treino, desta vez muita gente a treinar nas plataformas e fora. Foram mais de 2 horas de treino com a mesma exigência que lhe é conhecida (treinador), mas a pergunta voltou, o que pretendes Marco com a modalidade, já estás inscrito, vais continuar??? Sim vou continuar, estou para ficar, gostava de apreender tecnicamente esta modalidade de forma a poder experimentar a competição, pensei para mim, "poderá levar 1 a 2 anos a conseguir chegar às marcas que pretendo, mas tenho que chegar lá".

A minha primeira meta mental de números, é simplesmente dobrar aquilo que consigo hoje em dia, que em bom rigor não se pode considerar como referência, mas para que fique registado são os meus primeiros números de iniciado numa modalidade tão exigente tecnicamente.

Julgo que nesta modalidade deve ser um verdadeiro desafio criar um atleta de raiz, sem base da modalidade, a única experiência que tenho é do treino de força convencional.

Poderia revelar já, mas na verdade estamos perante um processo de treino, e só poderei revelar a fonte no dia em que for reconhecido pelo treinador, um "atleta" avançado e não um principiante, não por uma questão de orgulho, mas sim por uma questão de mérito, poderei não resistir à exigência da modalidade, poderei não estar à altura dos ensinamentos do treinador, poderei não ter potencialidade. Sei apenas que darei o meu melhor para cumprir a minha meta, e claro merecer a distinção como participante avançado da modalidade.

Esta viagem começou no dia 03-06-2017 às 10:30...

Farei os devidos agradecimentos em edições futuras, farei o meu primeiro balanço daqui por 3 meses, embora dizem os entendidos que só ao final de 7 meses de treino regular da modalidade é que podemos sentir a maturidade da aprendizagem...Embora temos sempre algo a melhorar, corrigir, aperfeiçoar...

Até breve!!!
Bons treinos!!!