quarta-feira, 29 de junho de 2016

CROSSFIT aos meus olhos...

A viagem...



Depois de muita hesitação decidi dar o passo, entrar numa BOX de CROSSFIT, aquele treino que se tornou uma "epidemia", é o que dizem!!!

No dia 01-06 decidi ir fazer a minha primeira aula experimental, ainda desconfiado no que me ia meter, lá fui, entrei na BOX já com a reserva da aula feita...Disse entre os dentes, é a minha primeira aula, de repente logo um atleta levantou-se e meteu conversa comigo, algo que eu não tinha vontade nenhuma, mas lá disse meia dúzia de palavras e enfim chegou a hora da aula.

As aulas têm a duração de 60 minutos, têm uma primeira parte de aquecimento, um segunda parte de mobilidade e técnica para o "WOD", o desafio do dia é a terceira parte da aula e por último temos alguns alongamentos finais depois de muitas gotas de suor naquele chão negro...

A primeira aula não é fácil, sentimo-nos fora de pé, não sabemos o que vai acontecer, mas o coach está sempre lá connosco a puxar por nós. Chegando ao fim da primeira aula, senti um alivio, terminei, consegui, estes "gajos" são malucos, o que se passa aqui...Mas como estava decidido a continuar a viagem de forma a conseguir ter um conhecimento mais profundo do que se vive naquele ambiente de treino, agendei logo as aulas seguintes, e segui em frente.

Sim é verdade temos um login para reservar as nossas aulas semanalmente, fiz uma média de 4 WODs por semana de 1 hora cada até hoje, voltarei já no próximo dia 01-07, veremos no final desta partilha.

Após a primeira aula, as primeiras frustrações/limitações aparecem, porque deparamo-nos com um sistema de treino completamente diferente da nossa rotina, em que eu nada controlo a não ser o meu empenho na tarefa proposta, mas uma coisa é certa, o coach dá e deu-me sempre opções e progressões mais ajustadas para mim, começamos ao final de 15 dias de muito suor a sentir-me parte de uma equipa de treino, são turmas no máximo de 14 participantes em que todos vêm o nosso nome no quadro e o nosso resultado escrito por nós mesmos.

O que me fascinou mais nesta viagem de 30 dias foi, verificar que movimentos que estamos habituados a ver na televisão como é o caso o Halterofilismo Olímpico a Ginástica de Competição, as Tropas Especiais a treinar, é verdade fazemos exercícios tão específicos e técnicos como os que estamos habituados a ver os profissionais a fazer, julgo que entre outros aspectos este realmente a mim deu-me a volta, claro que exige trabalho de casa, chegar antes da aula e ficar depois a trabalhar as nossas especificidades. É esse sentimento de superação, eu também conseguirei que arrasta multidões.

Alimentação, não me falaram diretamente de nada, ouvi claro várias observações, recomendações à variedade e equilíbrio, sim os mais fundamentalista seguem o regime "Paleo Diet", mas como tudo na vida o segredo está no equilíbrio. 

Riscos:
Como em qualquer modalidade, existe, porque estamos expostos, e por vezes o pé ficou mal, o braço não fez o movimento certo, para mim o normal da nossa condição de ser humano ativo. Como em qualquer profissão o nosso sucesso desportivo depende grandemente do acompanhamento técnico (recursos) que temos à disposição, nesta área temos profissionais de referência nacional e outros que deveriam estar excluídos de lecionar, para mim ser um bom coach é uma questão de sensibilidade, dentro daquilo que nos é possível mostrar o melhor caminho para o objetivo que o aluno se propõe, não escolhendo o caminho mais fácil, mas sim mostrando o mais acertado na visão técnica.

Como não podia deixar de ser terei que fazer alguns agradecimentos mesmo quando nestes 30 dias não revelei a minha profissão:
Obrigado Coach Gonçalo e Coach Luis
Obrigado a todos aqueles que durante estes 30 dias fizeram partes dos WODs que realizei, e claro como não podia deixar a um "monstro" de 4 patas que dorme durante a aula toda - Thor!!!

Sim a viagem começou...Lá estarei dia 01-07 para mais um WOD, para brevemente aplicar todo o meu conhecimento num Chiado perto de si...

Bons treinos!!!

sábado, 7 de maio de 2016

I COACH YOU

Após um ano de ausência de partilha técnica, estou de volta...

O objetivo deste Blogue é partilhar experiências, tendências, técnicas, métodos, meios, visões, etc relacionadas com o exercício físico "Fitness"...

Até já!!!